Notícias

CAMPANHA PARA DOAÇÃO DE SANGUE – JUNHO VERMELHO

CAMPANHA PARA DOAÇÃO DE SANGUE – JUNHO VERMELHO

2 meses atrás


Neste mês, o sexto do ano, juntamente com as festas juninas, é importante divulgar e incentivar uma atitude que vai aquecer os corações e enriquecer os bancos de sangue.

Referimos-nos à “Campanha de Doação de Sangue”. Mais que uma ação de solidariedade, a doação de sangue salva vidas. Vivemos um momento, de grande necessidade desse material biológico e, não existe outra fonte para obtê-lo a não ser através da boa vontade das pessoas.

Estamos vivos, saudáveis, pensamos, falamos, respiramos, amamos porque o nosso coração está batendo. Ele bate e impulsiona esse líquido rico em nutrientes, enzimas, proteínas, oxigênio entre outros, para as inúmeras células. Assim podemos ter idéia do que acontece e verificar a sua importância, pois dele advêm a nossa força vital

Esse líquido que banha nosso corpo, em algumas pessoas, pode faltar subitamente como em um acidente, ou lentamente, como na talassemia major, um tipo de anemia.

Em ambos os casos, o sangue total, ou suas frações, poderá ser necessário para a recuperação do indivíduo. Em algumas situações mais delicadas, principalmente na infância, as transfusões sanguíneas podem ser quinzenais e pela vida toda.

Na atitude de oferecer seu sangue, uma fração de você as outras pessoas para salvá-las, é dividir seu sentimento de amor à humanidade. Dessa maneira seremos mais um a contribuir para tornar o nosso mundo um lugar melhor.

Você estará doando parte de você, que será oferecido para uma ou várias pessoas que não são do seu círculo familiar, mas que talvez se torne do seu círculo afetivo.

A sua atitude em doar algo tão complexo, necessário e humano, não o deixará com o “sangue azul” dos faraós ou dos reis ingleses, mas a nobreza dessa ação o fará certamente um ser humano diferente.

Dra Marcia Aparecida Picolli – Médica Pediatra-Nutróloga do CRSMCA – Mauá

Requisitos básicos para doação de sangue e derivados

· » Estar em boas condições de saúde.

· » Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos).

· » Pesar no mínimo 50kg.

· » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

· » Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

· » Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial: RG - Carteira de Identidade física ou cópia autenticada; RG - Carteira de Identidade digital; CNH - Carteira Nacional de Habilitação física, com foto e filiação

Mauá conta com um posto de coleta de sangue humano. Informe-se.