Notícias

Feliz Natal

Feliz Natal

16 dias atrás


Nosso último artigo do ano e, não poderia deixar de abordar sobre o Natal!

Há 2000 anos, nasceu o nosso salvador. Ele veio mostrar e nos ensinar novos caminhos a serem percorridos pela humanidade sofredora.

Com mudanças de comportamento, ele nos ensina que amar o próximo como a ti mesmo, é sinal de sabedoria.

Ensina que honrar pai e mãe é motivo de júbilo e alegria.

Não levantar falso testemunho é motivo de nobreza.

Enfim, esse nosso irmão, de nome Jesus, veio mexer com nossos conceitos e preconceitos.

Estava conversando com uma paciente, e ela me perguntou, como superar a depressão que tem em todos os Natais.

Respondi que tudo tem uma explicação, mas que nem sempre temos as respostas. Jogar para um trauma de infância, é muito fácil, mas nem sempre é a realidade.

Então, mencionei as alterações que os sentimentos, mal interpretados, causam nos seres humanos e também em animais e plantas.

Como homeopata convicta, afirmo que a raiva, o medo, a ironia, a luxúria, entre outros sentimentos, alteram reações químicas celulares, que vão gerar reações na estrutura do corpo físico, adoecendo-o.

Por exemplo, órgãos duplos como rins e pulmões sofrem influência dos sentimentos de tristeza, insegurança e abandono.

Outras estruturas podem somatizar sinais e sintomas, daí a medicina psicossomática, que ajuda a identificar essas interferências.

Diante disso, a mesma senhora acima, disse que as pessoas brigam, discutem, não se gostam, mas no Natal se abraçam e que ela não tolerava esta hipocrisia.

Eu, como uma seguidora do “Bom Velhinho”, disse-lhe, que pelo menos em Dezembro, as pessoas sorririam umas para as outras. Respeitar-se-iam! E haveria uma harmonia.

Existe um livro chamado Repertório Homeopático, de onde triamos os sentimentos e em sua essência, descobrimos o que eles provocam nas pessoas, tanto crianças ou adultos.

E, então deparamos com a verdade! Sentimentos podem adoecer, bem como curar.

Nesse ponto, lembrei-me de uma mãe com um filho especial. Disse-me que não imaginava que o amor curava!

E, neste último artigo do ano, não poderia deixar de considerar, que por mais que queiramos algo material, na forma de um presente, o maior e mais desejado presente, é aquele que nós mesmos nos damos.

Quando conseguimos perdoar, quando conseguimos sorrir, quando conseguimos ter esperança, quando conseguimos caminhar para frente, quando temos carinho pelos animais, quando podemos ajudar ao próximo, quando conseguimos amar, estamos fazendo a profilaxia dos problemas e de doenças. E, realmente, ajudando na transformação da humanidade.

Então, o espírito natalino estará contigo e com os seus. Creia, o milagre pode ocorrer, mas só você poderá realizá-lo. E este milagre é chamado de saúde, paz, felicidade!

Feliz Natal

Dra. Marcia Aparecida Picolli - Médica Pediatra – Nutróloga e Homeopata do CRSMCA- Mauá